Problemas com bombas

Lenços umedecidos, produtos sanitários, tecidos causando dificuldades para os operadores.

O hábito das pessoas em jogar lenços umedecidos e outros itens na descarga da toalete está causando cada vez mais problemas para as companhias de tratamento de água. Entupimento em bombas e em outros equipamentos estão se tornando ocorrência comum, e a eliminação destes problemas significa economia de tempo e dinheiro. A boa notícia é que estes mal funcionamentos podem ser econômica e efetivamente evitados pela simples instalação de trituradores de eixos paralelos, como demonstram os três casos seguintes:

Os sistemas atuais de manuseio de águas servidas devem atender a uma gama diversificada de exigências. Muitas plantas de tratamento estão obtendo confiabilidade pela maximização da eficácia de suas bombas. Os operadores devem ser devidamente equipados para manusear situações difíceis. Além disso, o transporte das águas servidas deve ser provido de energia e recursos eficientes. As bombas devem operar por períodos relativamente longos, portanto sua eficiência é extremamente importante.

XRipper XRC SIK-pit
Bomba entupida em Wonnegau

Além destes fatores complexos, os operadores das plantas de tratamento enfrentam desafios fundamentais. Os hábitos do público no manuseio do lixo estão mudando. Por muito tempo, os lenços umedecidos eram destinados para o cuidado com as crianças. Hoje eles são característicos em todos os processos de higiene e são frequentemente dispensados nas toaletes. Absorventes, protetores de calcinhas e guardanapos sanitários também são jogados nos vasos sanitários, mesmo que os consumidores sejam conscientes de que isto é totalmente contrário às recomendações das autoridades da área de tratamento de águas e efluentes. Até mesmo tecidos, especialmente roupas encontram destinação via sistemas de esgotos.

Uma vez que estes materiais sejam dispensados através dos sistemas de esgoto, eles se tornam problemas para os sistemas de bombeamento. Devido às fibras contidas nos lenços umedecidos, eles não se decompões facilmente como o papel higiênico. Ao invés disso, eles começam a formar aglomerados e vão gradualmente bloqueando tubos e bombas. Mesmo aquelas bombas centrífugas dotadas de cortadores, as assim denominadas bombas trituradoras, também são levas além de seus limites. Em estações de bombeamento e plantas de tratamento de esgotos, remover os entupimentos passou a ser uma tarefa semanal, gerando aos administradores das plantas de tratamento de esgotos um grande aumento nos custos de manutenção.

A instalação de trituradores de eixos paralelos antes das bombas está cada vez mais surgindo como solução para estes problemas. Estes dispositivos oferecem proteção às bombas através da redução da matéria solida, superando as interrupções de funcionamento. Os atuais e modernos trituradores de eixo duplo são comparativamente de baixo consumo de energia e com suas baixas rotações provem altos torques para cortar o que for necessário. Rotores trituradores monolíticos produzidos com precisão, permitem a aplicação de grandes forças, com dentes de corte potentes e eficientes. Ao mesmo tempo, os componentes resistentes ao desgaste reduzem os custos de operação.

Como espaço é um ponto crucial, os trituradores de eixos paralelos estão disponíveis em vários designs compactos, de forma a permitir sua instalação, até mesmo, em espaços bem restritos. Modelos otimizados permitem grandes taxas de vazão e garantem a necessidade de pouco espaço. Configurações de instalação similares às de bombas de poço seco, existem versões compactas em linha que permitem sua adaptação eficiente em pouco espaço, assim como versões para estruturas existentes em canais abertos, versões em aço inox e com motores submersíveis.

LENÇOS UMEDECIDOS NÃO TEM CHANCE

A região de Wonnegau na Alemanha compreende a cidade de Osthofen e mais 10 pequenas vilas. Parte dos efluentes desta área é conduzida a uma estação de tratamento na cidade de Worms, através de uma estação de bombeamento em Osthofen. Aproximadamente 8.000 habitantes, assim como 3 lares de idosos, 3 escolas pré-primárias são atendidas por esta estação; e esta é uma região industrial.

Bombas de poço são usadas para bombear as águas servidas até o nível da rua e de lá, por gravidade, são conduzidas até a estação de tratamento em Worms. A estação de tratamento possui 3 bombas centrífugas para o esgoto e mais 4 bombas para combinação de esgoto e águas pluviais.

A menor das bombas centrífugas bombeia o volume do esgoto, com uma capacidade para 30 litros / segundo, ou aproximadamente 108m3/h. A bomba tem um motor de 55 kW trabalhando em média 20 horas por dia, com pequenas interrupções, dependendo do volume de entrada de água.

AGLOMERADOS ÚMIDOS, BOMBAS ENTUPIDAS

Produtos sanitários, em especial os lenços úmidos, frequentemente interrompem o funcionamento da bomba principal, a qual costuma demandar sua abertura, em média, duas vezes por semana, para remover a causa do entupimento e limpeza. Este trabalho de manutenção exige ao menos duas pessoas para a remoção de um volume equivalente a 50 litros de material emaranhado da bomba e tubulações, o que resulta em no mínimo duas horas de trabalho.

Para a eliminação de problemas causados por estes lenços úmidos e outros materiais estranhos, a empresa local instalou um triturador de eixos paralelos. Este equipamento teve que atender a três requisitos:

• Peças de reposição devem estar facilmente disponíveis para permitir que o próprio pessoal possa fazer as manutenções. • Deve ter um sistema de controle independente para evitar alterações no sistema de controle existente.
• O equipamento deve atender aos requisitos da situação de limitação de espaço para a sua instalação e manutenção.

XRipper XRP

XRipper em Wonnegau

O TAMANHO EXATO PARA ESPAÇOS REDUZIDOS.

O triturador Vogelsang XRipper XRP foi instalado no final do ano 2015, permitindo total controle sobre a operação e manutenção sem a necessidade de treinamento intensivo. A unidade de acionamento pode ser facilmente içada e removida do triturador, juntamente com os eixos e os trituradores, com uma talha de corrente, facilitando os serviços de manutenção e limpeza.As peças, tais como: os rotores XRipper, selos e juntas são facilmente acessadas e rapidamente substituídas.

Pelo fato de o motor estar montado na parte superior do equipamento, este exige muito pouco espaço para instalação, tornando-o apropriado para instalação em condições bastante apertadas, como as da estação de bombeamento de Osthoffen. Este triturador pôde ser facilmente integrado em linha na tubulação existente com muito pouca adaptação.

Também com muito pouca modificação, o controle do triturador de eixos paralelos XRipper é feito pelo painel de controle do equipamento já existente.

ADEUS ENTUPIMENTOS: UM INVESTIMENTO QUE SE PAGA

O triturador reduz o material estranho contido nos efluentes, tais como: lenços umedecidos e produtos sanitários a um tamanho administrável. O triturador elimina os esforços na bomba do efluente, prevenindo entupimentos que causam falhas e interrupções para manutenções.

“Desde o início das operações em janeiro de 2016, o triturador e a bomba tem trabalhado continuamente. Não ocorrem mais entupimentos na bomba” afirma o Sr. Heiko Shcuch, o supervisor da planta. Desde a instalação do XRipper ficou assegurado um trabalho contínuo da principal bomba de efluentes, sem interrupções. O investimento se pagou. O consumo adicional de energia para o XRipper, foi compensado pela redução de consumo de energia pela bomba. E graças à operação livre de problemas, a planta de tratamento economizou mais de 200 horas de trabalho de manutenção em cada ano.

LIXO E TECIDOS VERSUS BOMBA

A agência de proteção ambiental em Osan, na Coréia do Sul, opera a estação de tratamento de esgoto e monitora o seu sistema de esgoto. Normalmente as águas servidas de uma determinada região são coletadas em um tanque e bombeadas para uma base em um nível mais elevado, de onde fluem por gravidade até a estação de tratamento de esgotos. Três bombas submersíveis estão instaladas na estação de bombeamento para fazer este trabalho, alcançando um volume de 200 m3/h.

Para a prevenção de interrupções e falhas de funcionamento causadas por tecidos, madeiras e plásticos, foi instalado um triturador fornecido por uma empresa Coreana. Porém, o resultado se mostrou desapontador e a agência de proteção ambiental passou a buscar uma nova solução.

Eles optaram pelo triturador XRipper XRP186-260Q. Em razão de suas dimensões compactas, ele pôde ser instalado sem qualquer dificuldade. Fazendo a comparação direta com o equipamento concorrente ainda instalado, o cliente pôde observar imediatamente as vantagens do triturador Vogelsang. O XRipper é muito mais silencioso e consegue tratar grandes volumes de águas servidas, além da característica QuickService do XRipper XRP que dá acesso fácil e direto à manutenção ao próprio pessoal da estação de tratamento.

PROTEÇÃO CONFIÁVEL E REDUÇÃO DE CUSTOS

A empresa Kelda Water Services Grampian – Kelda Water Services (KWS) tem um contrato de 28 anos para o projeto, a construção, a operação e a manutenção de diversas estações de tratamento situadas no Noroeste da Escócia. A estação de tratamento Nigg, situada em Aberdeen atende a uma população de 250.000

A KWS Grampian instalou trituradores de eixos paralelos na entrada da estação Nigg há alguns anos atrás, para proteger os equipamentos a jusante e para aumentar a eficiência da triagem do esgoto. Inicialmente ficaram felizes pelo funcionamento dos trituradores, mas o aumento nos custos com a manutenção passou a ser uma questão central. Estes trituradores não possibilitavam uma manutenção fácil e não podiam ser reparados pelo próprio pessoal da estação, resultando em frequentes revisões feitas em empresas terceiras, fora da estação de tratamento. Isto causou reparos demorados e caros.

Conforme comenta o Sr. Noel Gallagher: “Quando conversamos com a Vogelsang, vimos que eles têm uma alternativa que pode nos ajudar com uma dramática redução de custos. O XRipper Vogelsnag permite a manutenção pelo usuário, permitindo-nos fazer a manutenção em casa, pelo nosso próprio pessoal, e ter o equipamento de volta em operação em pouco tempo. Os trituradores monolíticos do XRipper não são muito mais fáceis de substituir do que as tradicionais facas e espaçadores, e eles também tem muito mais robustez ao conjunto, o que significa redução na frequência de paradas para manutenção”.

UMA ALTERNATIVA MAIS SIMPLES

Com um grande número de bombas de lóbulos rotativos da Vogelsnag já instaladas na Nigg, os engenheiros da KWS já estão acostumados com a facilidade de manutenção dos produtos Vogelsang. Quando foi apresentado o conceito XRipper, eles ficaram ansiosos pela instalação do XRipper XRC186-520QD SIK para um teste comparativo. Após alguns meses de operação, os trituradores Vogelsang já haviam comprovada uma redução de 60% nos custos de manutenção, em comparação com os triturados anteriormente instalados.

Em resumo: A alteração nos hábitos de descarte de materiais está criando novos desafios à tecnologia de tratamento de águas residuais. Muitas cidades e empresas de tratamento de águas e efluentes estão observando grandes aumentos nos trabalhos de manutenção para poder atender às novas exigências e frequentes intervenções para manutenções, trazendo grandes aumentos de custos. Fabricantes de equipamentos de tecnologia para tratamento de águas residuais têm desenvolvido soluções na forma de trituradores de eixos paralelos que oferecem um caminho econômico para evitar estes problemas. A forma construtiva destes equipamentos é desenvolvida de forma a permitir sua instalação em instalações existentes. Trabalhando próximos aos fabricantes, os usuários estão encontrando um caminho eficiente e próprio e de longo prazo para evitar mal funcionamento nas bombas.

Vogelsang UK